Os filmes mais amados pelo público - e odiados pela crítica!

Os filmes mais amados pelo público - e odiados pela crítica!

Separamos alguns clássicos que, mesmo depois do sucesso, não conseguiram conquistar a crítica

  • Por Ingresso.com

    Publicação realizada em: 01/12/2020 às 18:51

    Atualização realizada em: 08/10/2021 às 17:51

Os filmes que amamos nem sempre caem no gosto dos críticos de cinema. Seja pelo uso de técnicas falhas no roteiro, por abusarem do vanguardismo - tornando-se, muitas vezes, pérolas incompreendidas - ou por repetirem fórmulas que os especialistas consideram “batidas”.

Contudo, ainda que tenham sido massacrados pelos críticos, o público segue fiel - tanto nas bilheterias, como nas menções e audiência nos serviços de streaming.

Nesta lista, separamos 5 produções que, mesmo admiradas pelo público, não foram capazes de agradar aos críticos. Será que você concorda com a nossa seleção? Confira abaixo e descubra:

SPACE JAM: O JOGO DO SÉCULO (1996)

O encontro entre animação e live-action, com personagens bastante queridos pelo público, traz como tema central um dos esportes mais populares dos Estados Unidos – o basquete -, e seu maior astro na época: Michael Jordan. Tais ingredientes, carregados de um inegável apelo popular, fizeram do filme um grande sucesso de bilheteria.

No entanto, os críticos não concordaram com a recepção positiva do público: o filme acumula míseros 43% no tomatômetro do Rotten Tomatoes. Alguns especialistas consideram a obra uma jogada de marketing, acusando-a de misturar tendências da época de forma desconexa, em uma tentativa desesperada de chamar a atenção do público.

HOOK – A VOLTA DO CAPITÃO GANCHO (1991)

Um filme dirigido por Steven Spielberg, estrelado pelos mestres da atuação, Dustin Hoffman e Robin Williams, e baseado em uma história clássica – parece o suficiente para agradar aos especialistas, não?

Apesar de Hook - A Volta do Capitão Gancho ter sido diversão garantida nas tardes da tv da década de 1990, o filme foi criticado por trazer um Robin Williams com trejeitos repetitivos, Julia Roberts e um desempenho aquém do esperado, entre outras características questionáveis da produção.

Mesmo com um currículo carregado de bons clássicos, como ET - O Extraterrestre e Tubarão, Spielberg foi incapaz de mostrar todo o seu potencial, segundo os críticos. O filme amarga 28% no tomatômetro, sendo uma das obras do cineasta com a pior avaliação na plataforma.

MARIA ANTONIETA (2006)

Mais uma prova de que direção de peso não é sinônimo de crítica positiva - Sofia Coppola não conseguiu um consenso dos especialistas sobre o seu Maria Antonieta repaginado. Exibido no Festival de Cannes, o filme foi recebido por vaias e aplausos da plateia.

Muitos críticos franceses se ofenderam com as representações das figuras históricas retratadas, não compreendendo também porque a diretora optou em usar trilha sonora e objetos modernos no longa - como canções da banda The Cure e um tênis da marca Converse, marcante peça do figurino da monarca, interpretada por Kirsten Dunst.

Filmado no Palácio de Versalhes, residência oficial da rainha que dá título ao longa, o filme atualmente é muito elogiado por sua fotografia e direção de arte vanguardista - porém, conta com apenas 57% na avaliação dos críticos do Rotten Tomatoes.

O PENTELHO (1996)

Após ter estourado como o protagonista caricato de O Máskara, Jim Carrey teve a oportunidade de dar vida a um personagem mais denso, estrelando o filme O Pentelho. Apesar de não deixar a comicidade de lado, o filme abusa do suspense e do humor sombrio, e mostra o ator fora da zona de conforto do pastelão, pela qual ganhou fama.

Dirigido pelo jovem Ben Stiller, na época ainda pouco conhecido, o filme foi duramente criticado pelos especialistas, sendo considerado “patológico” por alguns. A produção foi um grande sucesso de bilheteria e, apesar de contar com apenas 53% no tomatômetro, hoje pode ser considerada uma pérola injustiçada do cinema cult.

AS BRANQUELAS (2004)

Atire a primeira pedra quem nunca deu risada, mais de uma vez, com alguma piada do filme As Branquelas. Algumas de suas cenas já serviram de inspiração para outros filmes e séries, como a icônica passagem do hilário Latrell (Terry Crews) dublando a música A Thousand Miles.

O filme triplicou o seu orçamento em bilheteria, porém, os críticos acusaram a comédia de ser “estúpida, boba e óbvia” - por esse motivo, a produção acumula apenas 15% no agregador de críticas do Rotten Tomatoes.

Atualmente, 17 anos após sua estreia nos cinemas, As Branquelas ainda é muito solicitado pelos assinantes de serviços de streaming, e garante uma enorme audiência nos canais de tv aberta e por assinatura, quando exibido.

Agora, além de marcar presença no Instagram, Facebook e Youtube, a Ingresso.com também está no Telegram! Faça parte do nosso canal oficial e fique por dentro das últimas notícias sobre o universo do cinema e da cultura pop - acesse t.me/ingressocom e participe!

  • Mariana Assumpção
  • Mariana Assumpção

    Ingresso.com

    Fã de cinema que chora com desenho animado. Publicitária, redatora e, acima de tudo, curiosa.