Os anos 2000 foram muito aguardados e idealizados pelo cinema. O novo milênio, que parecia muito distante de nós durante as últimas décadas do século passado, enfim, chegou. Os longas que estrearam aqui no Brasil nessa virada, completam 20 anos (tudo isso?) agora. A matemática é simples, mas alguns podem se assustar quando se dão conta de que já se passou um par de décadas desde que alcançamos os tão esperados anos 2000. Acompanhe a nossa lista e se surpreenda com os filmes que, mesmo sem parecer, já se tornaram clássicos da sétima arte!
À Espera de Um Milagre
Em março do ano 2000, pudemos assistir À Espera de Um Milagre pela primeira vez nos cinemas brasileiros. O filme foi um sucesso, arrecandando mais de US$130 milhões em bilheteria, apenas nos EUA. A trama desenvolve o drama das celas do corredor da morte estadunidense, ambientando a maior parte da sua história na década de 1930, período da Grande Depressão norte americana. Baseado na obra de Stephen King, o filme e o livro inspiraram muitos outros roteiros que tratavam do tema das prisões com sensibilidade, como o grande sucesso da Netflix, Milagre na Cela 7. Inclusive, se você curtiu o drama turco mais recente, com certeza vai adorar À Espera de Um Milagre.
Gladiador
Antes do sucesso estrondoso de Coringa, o ator Joaquin Phoenix, que vive o imperador Cômodo no longa, atribuía a Gladiador o recorde de maior bilheteria de toda a sua carreira. De fato, o filme estrelado por Russel Crowe foi uma superprodução, tendo contado com uma réplica do Coliseu (em escala real) em seu set de filmagens, sendo também muito bem recebido pela crítica e pelo público. O filme deu origem a uma nova onda de clássicos históricos no cinema: Troia, Alexandre e 300 seguiram a linha épica de Gladiador, alguns anos depois. Das doze indicações ao Oscar que recebeu (número incrivelmente alto), o filme levou para casa cinco estatuetas, incluindo a de Melhor Filme.
A Fuga das Galinhas
Além da história divertida e cheia de belas lições, onde os galináceos são oprimidos pelos granjeiros em uma espécie de campo de concentração nazista, A Fuga das Galinhas já seria um marco do cinema apenas pela escolha da técnica que dá vida aos habitantes da Granja Tweedy: Stop Motion. Pra quem ainda não ouviu falar do termo, este é o nome da técnica onde modelos reais (feitos de massa de modelar, resina etc) dos personagens são capturados em fotografias, quadro a quadro, após leves mudanças no seu posicionamento. Ao juntar todas as imagens, a ilusão de movimento é criada. O primeiro registro cinematográfico da técnica foi no filme de 1902 Viagem à Lua, de George Mélies. Apesar de antiga, a técnica sofreu inúmeras adaptações e melhorias, e o desenvolvimento do longa metragem A Fuga das Galinhas levou em torno de 5 anos, grande parte por conta do trabalhoso recurso escolhido.
O Auto da Compadecida
A minissérie homônima, lançada em 1999, teve seu formato adaptado e ganhou as telonas em setembro de 2000. Baseado na peça teatral escrita por Ariano Suassuna, o drama cômico é uma ode ao Brasil nordestino, com elementos tipicamente nacionais e um elenco estrelado: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Marco Nanini e Fernanda Montenegro são apenas alguns dos grandes atores que dão vidas aos personagens de O Auto da Compadecida. O filme tem 93% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e, em 2015, foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema um dos 100 melhores filmes nacionais de todos os tempos. Confira ainda uma lista com outros grandes sucessos que também comemoram 20 anos de estreia no Brasil este ano:
Stuart Little
A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça
O Colecionador de Ossos
O Homem Bicentenário
O Talentoso Ripley
Beleza Americana
Quero Ser John Malkovich
Cara, Cadê Meu Carro?
Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento
Magnólia
Missão Impossível 2
O Patriota
X-Men – O Filme
Mar em Fúria
Teenagers – As Apimentadas
Vovó…Zona
Todo Mundo em Pânico
Eu, Eu Mesmo e Irene
Endiabrado
Shaft
O Grinch
Psicopata Americano
Um Homem de Família