Nesta terça-feira (29), em entrevista ao portal ComicBook, Gary Dauberman, roteirista responsável por adaptar o bem-sucedido filme de mortos-vivos “Invasão Zumbi” para audiências norte-americanas, revelou quais elementos ele preservou da amada versão de 2016, dirigida por Yeon Sang-ho.
O roteirista indicou que seu remake - atualmente intitulado como ‘The Last Train to New York’ (na tradução livre, ‘O Último Trem para Nova York’) - mostrará paralelos diretos com o original, mas que sua principal intenção será capturar a emoção e as dinâmicas dos personagens, característica que ajudou o original a se tornar um sucesso global.
“Eu cresci na Filadélfia, então tem esse corredor [de distância]. Eu peguei o trem várias vezes, de Washington para Nova York”, disse Dauberman. “É impressionante a humanidade [do original]. O original é perfeito. Você olha para ele e pensa ‘como posso mudar um pouco?’ Era uma rota que eu conhecia. Na Coreia, o transporte público é muito diferente de como é aqui. Então, esse é um roteiro do qual tenho muito orgulho.”
O comentário do roteirista confirma que a nova versão vai se passar nos Estados Unidos. Essa mudança geográfica cria a necessidade de adaptar alguns elementos, apresentando um desafio único. Contudo, Dauberman sugere que algumas cenas serão homenagens diretas ao filme que o inspirou, o que deve capturar a emoção da primeira versão:
“Não entrarei em detalhes”, disse o roteirista. “Mas há algumas cenas, realmente, é a emoção do primeiro que eu estou tentando capturar. Sim, haverá homenagens diretas, mas as emoções e personagens do primeiro são tão bons. Você não quer mexer com isso. Eles fizeram tão brilhantemente. Estou tentando me ater ao máximo a esses pontos.”
Em 2021, o diretor Timo Tjahjanto (‘Através das Sombras’) foi anunciado como o responsável pela nova direção do longa, enquanto James Wan (‘Invocação do Mal’) entrou como produtor. Em dezembro do mesmo ano, o projeto recebeu o título oficial de “The Last Train to New York”, e uma data de estreia para 21 de abril de 2023. Contudo, em julho de 2022, sem nenhuma atualização de elenco ou início de produção, a Warner Bros. removeu o longa do seu calendário de estreias, deixando o futuro da produção incerto.
“Invasão Zumbi” fez um convite poderoso a reflexões sobre classe, sacrifício, e humanidade, centrado na relação entre Seok-woo (Gong Yoo) e sua jovem filha Su-an (Kim Su-an), com uma invasão de zumbis na Coreia do Sul como plano de fundo. O filme se tornou um fenômeno global, arrecadando mais de US$ 98 milhões nas bilheterias e ganhando uma aprovação de 95% no Rotten Tomatoes, site de críticas que agrega opiniões de diversos especialistas.
Atualmente, Dauberman está em cartaz com a adaptação de “Until Dawn: Noite de Terror”, da qual ele assina o roteiro - garanta seus ingressos em nosso site ou app.