Nesta quinta-feira (23), os cinemas brasileiros recebem a aguardada estreia de “Frankenstein”, novo projeto do diretor Guillermo del Toro (‘O Labirinto do Fauno’ e ‘A Forma da Água’).
O lançamento apresenta uma releitura da lendária criatura, resgatando o espírito trágico e poético expressado pela obra original. Com sua assinatura inconfundível, o renomado cineasta revisita o mito de forma autoral, combinando atmosfera gótica, impacto visual e sensibilidade narrativa – elementos que prometem surpreender tanto os fãs do terror clássico quanto novos espectadores.
Ainda assim, diante da vasta tradição de adaptações do personagem, surgem alguns questionamentos quanto ao que realmente torna esta versão única. Afinal, revisitar uma figura tão significativa da cultura pop exige mais do que efeitos modernos ou um elenco novo: é preciso oferecer um olhar que aproxime o público da essência da criatura de forma inédita.
QUAL O GRANDE DIFERENCIAL DO “FRANKENSTEIN” DE GUILLERMO DEL TORO?
Em maio deste ano, durante uma palestra no Festival de Cannes ao lado do compositor da trilha sonora – e colaborador frequente –, Alexander Desplat, del Toro revelou que seu filme não aposta em sustos ou no horror frequentemente atrelado a Frankenstein. Em vez disso, ele buscou criar uma experiência mais intimista, guiada pela sensação de uma profunda conexão com os personagens e com o lado oculto da história:
“Me perguntaram se o filme tem cenas realmente assustadoras. Pela primeira vez, pensei nisso. É uma história emocionante para mim. É tão pessoal quanto qualquer outra coisa. Não fiz um filme de terror, nunca. Não tentei fazer isso (...) o que eu posso dizer é que, para mim, ele é incrivelmente emocionante”, disse o diretor, sem compartilhar mais detalhes. [via Variety]
A trama de “Frankenstein” acompanha o surgimento de uma criatura única, criada a partir dos restos mortais de diversas outras pessoas, bem como os dilemas existenciais que surgem a partir dessa experiência científica.
Baseado na obra homônima de Mary Shelley, publicada em 1818, o novo longa foi produzido por meio de uma parceria entre Bluegrass Films, Demilo Films e Double Dare You.
Liderado por Jacob Elordi (‘Priscila’) e Oscar Isaac (‘Duna’) – que interpretam a temível Criatura e o Dr. Victor Frankenstein, respectivamente –, o elenco ainda conta com a presença de diversos outros nomes de peso, como Mia Goth (‘Pearl’), Ralph Ineson (‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’), Christoph Waltz (‘Bastardos Inglórios’) e Lars Mikkelsen (‘The Witcher’).
Garanta seus ingressos para “Frankenstein” por meio de nosso site ou app.
