Considerado um dos maiores clássicos não somente do gênero gangster, como também do cinema como um todo, “Scarface” – longa dirigido por Brian De Palma e estrelado por Al Pacino –, pode estar retornando às telonas em uma versão totalmente inédita.
De acordo com informações divulgadas pelo portal Deadline, Danny Ramirez, conhecido por suas performances em “Top Gun: Maverick” (2022) e “Capitão América: Admirável Mundo Novo” (2025), foi escalado para o papel principal do novo filme. O ator, que também vai atuar como produtor ao lado de Tom Culliver pela Pinstripes, comentou sobre a importância pessoal e simbólica que o projeto tem em sua trajetória artística, destacando o desejo antigo de interpretar o personagem:
“‘Scarface’ é um papel que sempre foi um sonho interpretar. Eu o desenvolvi de uma forma que faça sentido para mim. Acho que em 2025, ele é mais relevante do que nunca. Então, é aí que estamos animados para começar isso”, disse Ramirez.
Embora os direitos do filme oitentista permaneçam com a Universal Pictures, o romance original, publicado por Armitage Trail em 1930, entrou em domínio público – o que permite o desenvolvimento de uma outra adaptação fora de Hollywood. Segundo Culliver, a proposta é construir algo realmente inovador a partir desse material, e não apenas se apoiar no apelo de um público já consolidado:
“Queremos modernizá-la, adaptando o romance original (...)o mais importante em relação à propriedade intelectual é que não vamos nos envolver em algo se não tivermos uma abordagem totalmente original e inovadora. Você não quer fazer coisas que se resumem a refazer coisas só por fazer remakes. Não vamos fazer isso de forma covarde, temos algo a dizer com o material. Houve muito disso nos últimos 20 anos para simplesmente sair por aí fazendo remakes, porque você pode se apegar a um público já construído na propriedade intelectual. Você precisa ter uma nova história para contar dentro dela”, revelou o executivo.
Por fim, Ramirez ressaltou que o principal foco do futuro lançamento é trazer visibilidade para histórias que costumam ser ignoradas pelo pela indústria cinematográfica:
“Há uma infinidade de histórias, sejam elas mexicano-americanas, latino-americanas ou latinas, com pessoas na vanguarda que não são apenas coadjuvantes na história de outra pessoa, mas sim protagonistas. A quantidade de latinos nos EUA é notável e só cresce, e as histórias feitas para eles são muito específicas para os lugares da cultura que nos foram permitidos percorrer (...) então, parte do jogo que estamos tendo que abordar de frente é que queremos fazer filmes de prestígio com histórias que geralmente foram deixadas de lado ou não foram contadas devido à ausência de retorno percebido sobre o valor delas”, completou.
Lançado em 1983, “Scarface” acompanha a ascensão meteórica e a queda de Tony Montana, um imigrante cubano que constrói um império criminoso em Miami. O longa tornou-se um marco na cultura pop, acumulando cerca de US$ 66,44 milhões em bilheteria mundial e conquistando amplo reconhecimento da crítica ao longo dos anos.
Demais detalhe sobre a nova versão do filme, como título oficial, outros nomes para o elenco e previsão de estreia, ainda não foram revelados.